A CHEGADA DA TERCEIRA GERAÇÃO NA INSTITUIÇÃO

Escrito por: José Arthur Tofano Camelo

Construído em 1959, o Instituto Espírita Paulo de Tarso, se dedica a educação infantil e a prática da doutrina espírita (realizando passes, fluidificação das águas, leitura do evangelho segundo o espiritismo e está sob constante influência do médium Chico Xavier e do escritor Allan Kardec, sendo realizado o estudo das obras dos mesmos). Inicialmente foi construído por um grupo de amigos, no qual o Dr. José Simon Camelo (meu avô), médico pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP, tinha o intuito de divulgar as práticas desta doutrina para as pessoas que se identificavam com ela.

            O Instituto está localizado atualmente na Avenida Presidente Castelo Branco, 2466, em Ribeirão Preto, e está em sua 3ª geração de colaboradores que se iniciará no ano de 2021 até 2023. Em sua 2ª geração, composta por Dionísio Pileggi Camelo (ex-presidente com mandato finalizado em dezembro de 2020), José Simon Camelo Junior, Dâmaris Simon Camelo Borges (meu pai e seus irmãos) e Arcângela de Lourdes Pileggi Camelo (minha avó e atual diretora da creche), dentre as atividades realizadas campanhas de fraternidade, que ajudava na preservação e progresso da instituição e a coleta de alimentos e estudo para as crianças residentes e alunos (Lar Espirita de Célia e Lívia). Ainda nessa mesma época, a instituição acolhia as crianças órfãos, dando lhes uma “casa” para viverem. Anexada ao instituto, a Livraria Espirita Guillon Ribeiro, tinha uma vasta coleção de livros espiritas de diversos autores para a propagação da doutrina espírita, a qual não está em funcionamento físico mais hoje em dia, porém continua efetuando as vendas pela internet.

            A composição atual da instituição, tem na sua direção a terceira geração de colaboradores, dentre eles o presidente da instituição a partir do ano de 2021, Saulo Simon Borges, José Arthur Tofano Camelo (suplente do conselho fiscal), Guilherme Henriques Camelo (2º secretário), Ester Simon Borges e Gabriela Henriques Camelo como sócias colaboradoras, ambos filhos e filhas dos constituintes da 2ª geração citados acima. Com a evolução dos meios de comunicação ao longo do tempo, a formação de grupos de comunicação, implementação de sala de reuniões, a realização de um parque e outras inovações, estão sendo feitas pelos atuais membros da instituição. Os colaboradores, Edna Maria Marturano, responsável pela parte econômica da instituição presente desde o início, e Orlando Jorge Leonor, antigo interno da instituição, contribuem de forma extremamente significativa na administração e diretoria da mesma.

            Contando com a ajuda de novos membros, Juliana Martins, Fabiana Rohde, Giovana e Romário, funcionários/ colaboradores do IEPT, fazem um excelente trabalho administrativo. Com a terceira geração de colaboradores do IEPT, inovações estão sendo feitas, como a criação de novos banheiros, novos métodos de aprendizado, a arrecadação de alimento para as crianças, o apoio pedagógico e orientação médica efetuada pela colaboradora Ester Simon Borges, a realização de capacitação de funcionários por meio de seminários sobre educação e pesquisa, estão dentre as novas práticas implementadas. A atual equipe de comunicação, conta com os participantes Saulo Simon Borges, José Arthur Tofano Camelo, Fabiana Rohde, Lívia Borges e Guilherme Henriques Camelo, tem o intuito de propagar o nome da instituição e da creche para as outras pessoas, algo que pode mudar suas perspectivas.

            É com um enorme prazer, que realizo a construção desse texto, contando a história da instituição e a chegada da terceira geração na mesma, cada vez mais buscando inovações e formas de aprimorar a qualidade e o serviço prestado para a sociedade que se encaixa perfeitamente na frase do famoso empresário e filantropo Steve Jobs, que diz “você quer passar o resto de sua vida vendendo água com açúcar ou quer ter uma chance de mudar o mundo?”

Share on: