Edital para seleção de bolsista de iniciação científica do curso de Ciências da Computação

O Instituto Espírita Paulo de Tarso disponibiliza edital de seleção que prevê a concessão de uma bolsa de iniciação científica no valor de 500 reais e duração de um ano para estudantes do curso Ciências da Computação de Instituições de Ensino Superior do município de Ribeirão Preto com início previsto das atividades em 01 de outubro do mesmo ano e as inscrições podem ser feitas através de formulário online, acesse clicando aqui.

Dentre os critérios para participar do processo seletivo, além de estar regularmente matriculado no curso de Ciências de Computação em Instituição de Ensino Superior do município de Ribeirão Preto, ter disponibilidade de 10 horas semanais para se dedicar às atividades do projeto e não estar no último ano da graduação. Fazem parte do processo seletivo o envio de carta de motivação, currículo e histórico escolar, bem como a participação de entrevista com a banca de seleção.

Um dos objetivos do Instituto Espírita Paulo de Tarso, instituição que existe há mais de 64 anos no município de Ribeirão Preto, é contribuir com discussões sobre a qualidade da educação. Dentre suas iniciativas, busca o aperfeiçoamento dos processos que estruturam as práticas educativas, oferecendo um espaço para desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos processos educativos, incentivando e patrocinando o interesse acadêmico pela pesquisa empírica, aproximando o ensino universitário de necessidades sociais e contribuindo com políticas de permanência estudantil.

O projeto de pesquisa proposto tem como objetivo geral o desenvolvimento de sistema de planejamento diário (dia letivo) das professoras, de modo que o preenchimento seja progressivo, de fácil edição e correção, e que após os planejamentos prontos, estes possam ser reutilizados, analisados para avaliações acadêmicas de desenvolvimento pedagógico. “O projeto é a oportunidade de aliar a computação com o planejamento pedagógico. Ganha os estudantes universitários que desenvolvem tecnologia e a unidade escolar que aprimora suas técnicas”, afirmou Altamira Queiroz, uma das docentes responsáveis pelo projeto e membro do comitê de seleção.

Com essa medida, o Instituto espera continuar contribuindo com a agenda pública de formação de educadores fortalecidos em suas práticas pedagógicas e envolvidos nos mecanismos de participação democrática para efetivação de direitos. “Um passo inédito, ainda acanhado, mas com um sentido imenso para os objetivos da Instituição. É muito importante para nós e esperamos contribuir cada vez mais com a ciência e a educação de Ribeirão Preto”, afirmou Saulo Borges, presidente do Instituto Espírita Paulo de Tarso.

Para consulte abaixo o edital na íntegra.

Obs: edital retificado em 26 de setembro de 2022.