Formação Continuada: professores se aprofundam em estratégias para fortalecer práticas pedagógicas

Encontro proporcionou às professoras oportunidade de aprimoramento profissional, focando em estratégias para fortalecer a relação entre professor e a criança, reforçando compromisso com a excelência pedagógica.

No último dia 26 de abril, o Instituto Espírita Paulo de Tarso realizou mais um encontro de Formação Continuada.  Destacando temáticas que reforçassem o vínculo afetivo, o evento reuniu as educadoras em um dia de aprendizado e reflexão sobre assuntos essenciais para o desenvolvimento contínuo na área educacional.

Juliana Martins e Luciana Pascoli, diretora escolar e coordenadora pedagógica do Instituto, lideraram uma sessão introdutória sobre a importância do portfólio individual na prática pedagógica.

Com destaque para as datas de entrega das etapas do portfólio e orientações sobre como elaborar atividades pedagógicas de forma clara e assertiva, as participantes foram guiadas para a produção de uma documentação eficaz do processo educativo.

Relação Professor- Aluno: percepções e afinidades – Sob a orientação de Marlene de Cássia Trivelatto, psicóloga e pesquisadora na área da educação infantil e diretora do IEPT, as participantes foram convidadas a explorar, através de dinâmicas, a relevância da relação professor/aluno no contexto educacional. O foco recaiu sobre as percepções dos professores e as afinidades entre professores e alunos, ressaltando como esses elementos podem influenciar no desenvolvimento e na aprendizagem dos estudantes, inclusive sendo considerados como critérios na promoção educacional.

Mini-Histórias na educação infantil: maneira singular de aprender – A formação conduzida por Kelly Capel, chefe da seção de gestão de unidades em parceria com a SME – RP, abordou o conceito de mini-histórias na educação infantil. O conceito de mini-histórias é uma forma de documentação pedagógica que evidencia a potência das crianças e sua maneira singular de aprender. São pequenos relatos que capturam momentos significativos na vida das crianças, alguns com um denso passado, outros com muito futuro e alguns simples instantes. Elas são uma homenagem às grandes capacidades das crianças em construir suas próprias narrativas e, ao mesmo tempo, um convite aos professores para reconhecê-las e valorizá-las em seu processo educacional. Durante a formação, os educadores exploraram como incorporar essas mini-histórias em sua prática pedagógica, reconhecendo sua importância como ferramenta para promover a escuta ativa das crianças e envolver as famílias no processo de aprendizagem.

Em mais um encontro, a Formação Continuada de 2024 reafirma o compromisso do Instituto Espírita Paulo de Tarso com a excelência educacional e o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, proporcionando momentos de aprendizado e reflexão sobre temas pedagógicos e da rotina escolar.