Histórias que encantam e conectam: dicas de livros para para explorar o mundo com bebês e crianças

Contar histórias, além de abrir a imaginação do bebê ou da criança, pode ainda ser um meio de trabalhar com elas inúmeras questões reais, como os seus sentimentos, a chegada de um novo membro na família, a amizade, a relação dela com os pais, entre tantas outras possibilidades.

*Gabriela Henriques Camelo

Você gosta de ouvir histórias? Histórias estão por toda parte. Elas podem ser reais, pequenos acontecimentos felizes ou tristes, ou casos engraçados que envolvem familiares e amigos e que, mesmo repetidos inúmeras vezes, sempre nos fazem rir.

Também adoramos assistir a filmes e séries, conhecer personagens e nos conectar com eles. E há os livros, que, embora muitos tenham preguiça de ler, estão repletos de universos incríveis — muitos, inclusive, inspirando as produções que assistimos.

Agora, imagine contar histórias para um bebê. Um bebê que está descobrindo o mundo, aprendendo como tudo funciona. Ao contar histórias, você o ajuda a explorar, além de tudo que ele já vê e ouve, um universo fantasioso e desconhecido.

Contar histórias, além de expandir a imaginação do bebê ou da criança, é uma maneira de trabalhar questões reais, como seus sentimentos, a chegada de um novo membro na família, a amizade e a relação com os pais, entre tantas outras possibilidades.

Hoje, compartilho com vocês alguns livros que podem alimentar esse imaginário. São livros que encantam bebês e crianças e podem criar momentos de vínculo entre você e seu filho.

Minha primeira sugestão é Descobrindo as Emoções, escrito por Chiara Piroddi e ilustrado por Agnese Baruzzi. Este é um livro que aborda as principais emoções sentidas pelos pequenos: alegria, raiva, medo, tristeza e nojo. Embora a indicação etária seja para 3+, eu o leio com minha filha de dois anos, e ela adora e entende tudo. Ela imita as expressões dos personagens, mostrando que compreende como expressar cada sentimento.

Minha segunda sugestão é Bia e o Elefante, escrito por Carolina Moreyra e ilustrado por Odilon Moraes. Este é um livro com frases simples e belas ilustrações, que acompanha os personagens ao longo de um dia, desde o despertar até a hora de dormir. Mostra como cada personagem possui desejos e sensações distintas, mas, mesmo assim, permanecem juntos em todas as atividades.

Minha terceira dica é Guido Vai à Praia, de Laura Wall. Esse é apenas um dos livros da coleção desse personagem. Nesta aventura, Guido, um ganso, e sua amiga Sofia passam o dia na praia. É a primeira vez de Guido no litoral, e há uma grande expectativa sobre o que vai acontecer. Cada atividade é divertida e o dia tem altos e baixos. Mas os problemas são superados especialmente pela amizade entre os amigos. A história traz frases simples e ilustrações coloridas.

Minha próxima sugestão é dupla, da escritora Rafaela Carvalho: Para Mim e Para Você e Como Eu e Você, ambos ilustrados por Natalia Veras. Esses dois livros exploram a relação entre mãe e bebê ou pai e bebê, desde o nascimento até o momento em que a criança já está maior e mais sapeca. As ilustrações e as palavras emocionam do início ao fim. Ler com o bebê ou a criança é uma forma incrível de criar vínculo, e, ao ler sobre a relação de vocês, é ainda mais especial. Você pode aproveitar para comparar momentos que já viveram juntos e o que ainda têm por explorar.

Minha última indicação é o livro Três Ursos, escrito e ilustrado por Cliff Wright. O livro conta a história de três ursos que passam por uma tempestade. Um deles, o urso marrom, se machuca e perde sua casa. Os amigos cuidam dele no início, mas depois passam a sair muito, e o urso ferido sente raiva e ciúme. Ao final, os amigos se entendem, e o urso marrom percebe que não havia razão para seus ciúmes. Esse livro é excelente para trabalhar questões de amizade, ciúme e reparação de quando magoamos alguém.

Espero que cada vez mais livros cheguem às mãos de bebês e crianças, para mostrar a eles, desde cedo, o quanto é incrível viver, se alegrar, se comover e aprender com os personagens de cada história.

E onde eu compro um livro infantil?

Por incrível que pareça, as livrarias são apenas uma de várias opções de locais para comprar um livro infantil. Vamos listar algumas delas.

Primeiro, você pode procurar lojas de artigos infantis em sua cidade. Algumas lojas que vendem brinquedos também vendem livros.

Além de lojas físicas, temos lojas online. Na internet, você pode buscar o livro em grandes sites, como Amazon e Mercado Livre, e também nos próprios sites das editoras. Veja qual editora vende aquele livro que lhe interessa e pesquise se é possível adquiri-lo de forma direta em seu site.

Se seu filho gosta muito de livros e você procura uma variedade, existem clubes de livro que você pode assinar, pagando uma taxa mensal ou anual, para receber em sua casa um livro escolhido de acordo com a idade da criança. É uma iniciativa super bacana e que pode ampliar seu repertório de livros infantis. Temos, por exemplo, o Clube Quindim e o Leiturinha.

Espero que essas informações tenham sido úteis e que te auxiliem a adquirir cada vez mais livros infantis para as crianças ao seu redor!

*Gabriela é arquiteta, cursa Letras e sócia colaboradora do IEPT.