Escrito por: Dâmaris Simon
Olá pessoal!
Vamos inaugurar aqui um espaço de interação criado pela nossa Instituição que se dedica, há mais de 60 anos, a promover a educação. Um espaço onde poderemos trocar ideias e esclarecer dúvidas, buscando sempre o melhor entendimento entre aqueles que se dedicam a cuidar das nossas crianças.
Base Comum Curricular: nunca vi, nem comi, só ouço falar
Refletindo em minha vida profissional, achei que seria interessante falar sobre algum tema que impacta diretamente a vida das pessoas, desde a infância até a vida adulta e que fosse pouco conhecido e discutido pelas pessoas diretamente interessadas da comunidade escolar, como pais e responsáveis. E então….aqui está: BNCC, educação integral e moralidade.
Você que é pai ou mãe já procurou se inteirar do que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Atualmente, esse é o documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais e indispensáveis a que todos os estudantes têm direito. Qualquer instituição regular de ensino passa a ter esse documento como referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação de seus currículos e propostas pedagógicas. Trata-se, portanto, da implantação de uma política educacional articulada e integrada.
Ah, e por que isso é interessante para os pais, se as metas definidas são definidas para que as escolas cumpram? Simples! Vocês enquanto pais provavelmente definiram algumas metas educativas que esperam que sejam cumpridas pela creche ou escola onde o seu filho estuda, mas, inúmeras vezes, vi pais e mães cobrando as instituições de ensino a respeito de ações que não são contempladas na lei e que muitas vezes são até proibidas de serem cumpridas.
Em sentido inverso, deixando de acompanhar e cobrar as instituições de ensino, por ações que deveriam ser realizadas e não são! Por exemplo, quando pais e professores pensam a respeito de como as crianças se relacionam com os seus amiguinhos, é extremamente interessante que as duas partes saibam o que está escrito na lei e quais são os seus fundamentos, caso contrário, corre-se o risco de pais cobrarem dos professores ações que não lhes são permitidas por lei e, vice-versa, professores cobrarem dos pais aquilo que as duas partes têm a obrigação de fazer.
Percebem o quanto o entendimento de pais e professores a respeito da BNCC é importante para a qualidade da educação e a comunicação entre os principais interessados, evitando inúmeros conflitos? E por falar em conflitos, chegamos ao segundo tema deste artigo: a Educação Integral.
Educação Integral? Vocês já pararam pra pensar o que é isso?
A Educação Integral, prevista na BNCC, reconhece que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano integral, o que implica compreender a complexidade do ser humano e entendendo que não tem como trabalhar exclusivamente a dimensão intelectual e cognitiva sem envolver a dimensão afetiva; por sua vez, tanto o cognitivo quanto a afetividade da criança, envolvem as dimensões ética e moral.
Falando de uma maneira mais grosseira, não tem como partir a criança em inteligência de um lado, sentimento de outro e comportamento ético de outro, nós funcionamos de maneira integrada. Nossas ações são movidas por sentimentos, nossos sentimentos envolvem raciocínios e tudo o que nós pensamos afeta ao “outro”. A convivência com o “outro”, objeto de estudo da moral, é o nosso próximo tema.
Desenvolvimento moral: em casa ou na escola?
Por fim, chegamos na última parte do nosso artigo. O desenvolvimento moral da criança se dá na convivência, ou seja, se a criança fica o tempo inteiro na rua, ela vai aprender o modo de conviver e pensar das pessoas com quem ela se encontra na rua; se a criança fica assistindo televisão o dia inteiro ou jogando videogames, ela vai aprender a forma de se relacionar que ela assistir na TV ou que estiver vendo nos joguinhos; se ela fica com avós, babás, tios, creches, é com essas pessoas que vai aprender a pensar e agir, ou seja, com elas vai aprender a ser relacionar com o mundo.
Vocês já pararam para pensar como nós desenvolvemos os nossos valores? Na forma como nós nos relacionamos com o outro? Pois é! Esses são objetos de estudo da moralidade.
Para finalizar, se está previsto na BNCC que a escola tem que promover a Educação Integral e, se a Educação Integral inclui o desenvolvimento moral, precisamos entender que, tanto pais como professores são co-responsáveis na educação da criança, em todos os aspectos, inclusive em como ela se relaciona com o mundo e com os outros.
Vale a pena pegar a BNCC e ler integralmente (para acessar, clique aqui). Saber dos parâmetros de aprendizagem de cada faixa etária e os objetivos de cada ano escolar das nossas crianças. Não só para deixarmos de cobrar do outro aquilo que não temos o direito, mas, para cobrar aquilo que nos é de direito!