Dâmaris Simon Camelo Borges *
No mundo da Educação Infantil, quando o assunto são materiais e brinquedos, enfrentamos o desafio de superar o marketing agressivo das indústrias. Frequentemente, as propagandas vibrantes e enganosas capturam a atenção de pessoas bem-intencionadas, mas desinformadas sobre o verdadeiro valor educativo dos brinquedos.

Desenvolvimento Infantil e Escolha de Materiais
Compreender o desenvolvimento e a educação infantil nos oferece insights valiosos sobre como as crianças formam conceitos, desenvolvem criatividade, socialização e curiosidade. Este conhecimento é crucial para selecionar materiais que estimulem a exploração e descoberta do mundo pelas crianças.
Brinquedos Industrializados vs. Materiais Naturais
Os brinquedos industrializados, muitas vezes feitos de plástico, são apresentados como produtos finais, limitando a curiosidade e a invenção. Por isso a importância de uma abordagem consciente no uso de materiais e brinquedos na Educação Infantil. Em contraste, brinquedos feitos de materiais naturais, como madeira e bambu, oferecem ricas possibilidades de exploração e aprendizado.
A Magia dos Materiais Não Fabricados

Experimente mostrar para uma criança pré escolar uma caixa fechada e dizer, com suspense (pode até chacoalhar a caixa): ‘Eu achei essa caixa, está cheia de coisas, vamos ver?’ Abrindo: Tem aqui alguns objetos, para que será que servem? E ali na frente da criança abre-se um mundo mágico de coisas em que ela pode mexer à vontade e com as quais pode construir seus objetos, brinquedos, seu mundo enfim!
E assim de uma caixa de papelão ela faz um barco, em um pedaço de tecido ela imagina uma capa e se transforma em um super-herói, com uma luva de borracha ela deixa de ser criança e se transforma em um dentista, com um rolinho de papel higiênico ela se transforma em uma cabeleireira e usa como secador no cabelo da amiguinha, com um telefone velho ela se transforma em um executivo.
Saiba mais: Exemplos de atividades pedagógicas na creche
Nosso papel: recomendar e encorajar
Encorajamos os pais e educadores a libertarem as crianças no mundo da imaginação, utilizando materiais desconstruídos que promovem o desenvolvimento. Para aprofundar-se no assunto, recomendamos a leitura dos trabalhos de Tizuko Morchida e Paulo Fochi, referências importantes na área da educação infantil.

*Dâmaris Simon Camelo Borges é autora do livro Alfabetização em Valores Humanos e também diretora do IEPT, orientando a equipe docente com formações continuadas